Muitas noivas planejam fazer o casamento no pôr do sol. Se esse é o seu caso, aqui vão algumas dicas.
A entrada da noiva bem no horário do pôr do sol pode ser mágico e poético, mas no Brasil pouco prático. Isso porque o nosso pôr do sol dura muito pouco. Diferente do que acontece nos EUA ou na Europa, por exemplo, onde em algumas regiões o sol que produz a luz que tanto queremos pode durar horas, aqui a coisa é bem diferente. Temos uma bela luz nos últimos 30 minutos, no máximo 60, antes dele se esconder completamente. Então isso quer dizer que nosso tempo para fazer um ensaio ou mesmo um casamento nessa melhor luz do dia precisa ser bem planejado.
Programar a entrada da noiva para o momento em que o sol está se pondo é lindo, mas depois tudo vira uma escuridão. Seu sonho é casar durante o dia bem no pôr do sol? Preocupe-se então com a iluminação que haverá para a outra parte da cerimônia, quando tudo começar a ficar bem escuro. Não existe boa foto ou boa filmagem sem luz. E queremos que não só os noivos, mas também os padrinhos e convidados estejam bem iluminados. Afinal, eles são parte da história desse dia. Ter apenas os noivos iluminados é perder a chance de ter uma foto da mãe se emocionando enquanto olha para os noivos trocando as alianças.
Além disso, preocupar-se com a troca de luz entre natural e noite pode causar uma grande diferença no resultado das fotos. Então evite aqueles spots de luz que são instalados no chão e produzem uma sombra macabra nos rostos das pessoas. Lembre-se, luz boa vem de cima!
Um casamento no pôr do sol é muito bonito e se bem planejado podem render lindas memórias com a foto e video.
Nossa sugestão é, se você vai casar no pôr do sol, planeje o início da cerimônia para pelo menos 1:30h antes dele acontecer. Você pode até pensar que é muita coisa, mas assim você não corre o risco de perder a melhor luz no meio da cerimônia caso dê aquela atrasadinha no making of por conta de um cabelo, maquiagem ou mesmo o vestido que sujou e precisou ser limpo antes. Ou mesmo porque algum padrinho chegou atrasado e você não pôde começar sem ele. E se tudo der certo e você entrar no horário planejado, ainda sobra tempo pra fazer fotos com os familiares na melhor luz do dia, além de um tempinho para foto só de vocês dois bem no pôr do sol!
Então qual horário marcar o início da cerimônia no convite? Tudo depende da época do ano em que você vai se casar. Aqui no sudeste e principalmente em horários de verão o pôr do sol pode ser antes mesmo das 17:30h no mês de junho ou às 20h no mês de janeiro. Marque no convite para meia hora antes do início da cerimônia. Assim, caso alguém se atrase, quando você entrar, as chances de ter poucos convidados é pequena.
E se seu casamento será fora da sua cidade, marque para 1h antes. Seu convidado pode se perder no caminho, errar a saída da rodovia e chegar atrasado. Mesmo em tempos de Waze e GPS, algumas vezes nos enganamos e acabamos nos perdendo. Você pode inclusive oferecer antes um coquetel para os convidados que chegarem primeiro. Assim eles ficam bem à vontade enquanto conversam e aguardam o início da cerimônia.
Quer que sua entrada seja bem no horário do pôr do sol? Então preocupe-se com a iluminação para a cerimônia. Ela precisa vir de cima, ser uniforme em todos os convidados e principalmente em vocês.
Comments