top of page
  • Foto do escritorCristina Lodi Dias

Terrine de Presunto de Parma com Damasco, Amêndoas e Roquefort Prima Pasta

Uma iguaria que está muito em alta nos grandes buffets é a famosa terrine francesa.


Alguns ainda fazem uma grande confusão entre terrines, patês e para complicar ainda mais alguns servem mousses de gelatina saborizada com cremes confundindo essa preciosa iguaria francesa com pratos menos sofisticados.


Há uma grande diferença entre terrine, patê ou mousse. Dizem ser o patê consistente e de massa uniforme, enquanto a terrine alternaria para uma mistura mais elaborada sendo assim o principal a denominar o prato. O patê é pastoso, mais homogêneo. A terrina é assada e é fatiada.


Dá pra se dizer que terrina não é uma evolução do patê e sim uma forma de preparar. Terrine é o recipiente em que a iguaria é assada. Pode-se preparar terrine de quaisquer ingredientes, não confundindo necessariamente com um patê e muito menos como mousse.


A elaboração de uma terrine requer tempo, conhecimento gastronômico e habilidades na combinação de sabores especiais e de iguarias.


Fica então a dica para quem contratar serviços que se propõem a servir essa iguaria deliciosa evitando confusões entre pastas comuns, mousses de gelatina ou outras propostas menos requintadas.


Comments


bottom of page