top of page
  • Foto do escritor: Cristina Lodi Dias
    Cristina Lodi Dias
  • 6 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

O Prima Pasta é um eterno curioso do universo gastronômico que se aventura tanto a conhecer como a preparar as mais diversas receitas e estamos sempre dispostos a degustar sabores vindos de várias partes do mundo.


Por este motivo, ha mais ou menos 2 anos, o Prima Pasta trouxe para os eventos do Vale do Aço mais uma inovação, ou seja, uma ilha de sustentação inspirada na culinária mediterrânea com um mix de sabores, frutas e como não poderia deixar de faltar um toque de brasilidade.

ree

Como o próprio nome indica, essa é uma culinária típica dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, o que compreende a costa da Europa, da Ásia e da África.


Da França ao Egito, do Marrocos à Grécia, da Síria à Espanha, a região tem vários pontos em comum no que diz respeito à alimentação de seus povos, com ingredientes característicos que deram origem ao que ficou conhecido como a dieta mediterrânica — aprovada pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2013.


Apesar de variar um pouco de um país para o outro, alguns ingredientes já são verdadeiros clássicos da culinária mediterrânea, estrelando a maioria dos seus pratos. Quer conhecer esses protagonistas e entender por que essa pode ser uma opção perfeita para o seu cardápio? Então fique por dentro da nossa ilha mediterrânea:


Principais ingredientes dessa culinária


Uma forte característica dessa culinária é sua sazonalidade, o que significa que ela acompanha o ciclo dos alimentos ao longo do ano.

ree

Assim, prioriza-se sempre os ingredientes mais frescos e naturais de cada estação. E por mais que seja bem variada, essa culinária conta com algumas figurinhas carimbadas, que são:

  • Azeite;

  • Peixes e frutos do mar;

  • Frutas frescas e secas;

  • Hortaliças;

  • Oleaginosas;

  • Legumes;

  • Grãos e cereais;

  • queijos variados;

  • embutidos (presuntos, salames, etc);

  • Pães;

  • Vinho tinto.

Tomate, berinjela, soja, pimentão, azeitona e castanhas, por exemplo, são típicos da gastronomia da região e têm presença garantida em quase todos os pratos dos restaurantes que seguem essa proposta.


ree


Além de serem ingredientes simplesmente deliciosos, os componentes da culinária mediterrânea são cheios de benefícios para a saúde.


Ótima alternativa para uma vida saudável


A cozinha mediterrânea pode até parecer mais calórica a princípio, mas a verdade é que a gordura contida em seus alimentos é a mais benéfica para nosso corpo.


O azeite, o mais forte símbolo dessa cozinha, ajuda no aumento do colesterol bom e é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. E isso ainda é reforçado pelas oleaginosas, que contêm vitamina E, minerais e selênio, fontes de gordura boa e saudável.

ree

Os queijos são ótimas formas de se consumir cálcio e fortalecer os ossos, os cereais e grãos integrais ajudam na digestão e são fontes riquíssimas de energia, enquanto os peixes são ricos em ômega 3, que diminui os riscos de doenças cardiovasculares, reduz a pressão arterial e tem ação anti-inflamatória. Ou seja, em qualquer lugar que você procurar na cozinha mediterrânea vai encontrar um benefício!


ree

Conheça a nossa proposta de Ilha Mediterrânea para abrilhantar ainda mais a sua festa com sabores diferenciados e saudáveis.


Já realizamos dezenas de eventos e outras dezenas de variações de Ilhas Mediterrâneas. Presuntos e queijos nacionais e importados, castanhas, frutas secas e uma gama enorme de produtos que podemos sugerir para realizar uma super ilha de sustentação na sua festa.



ree



 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page