top of page
  • Foto do escritorCristina Lodi Dias

A Cerimônia do Casamento Católico



Muita gente (principalmente as mulheres) tem o sonho de casar na igreja, de branco, véu e todas as tradições comuns do casamento católico. Essas pessoas já se deparam, além das regras, com uma fila de espera gigante, dependendo da igreja escolhida, e muitas coisas presentes no planejamento devem ser, antes, adaptadas ao modelo católico.


Aqui vamos dar dicas de casamento para que no seu não falte requinte, sofisticação e muita felicidade.


A grande emoção do casamento na igreja começa com a entrada da noiva para o início da cerimônia. Nesse caso, é bom saber que no casamento católico a trilha sonora para o momento tem que ser bem tradicional, podendo ser alguma música religiosa ou até a clássica marcha nupcial. As músicas da vida do casal poderão ser cantadas ou tocadas em outros momentos do casamento, já que a primeira regra do casamento católico (e que deve ser seguida pelos noivos) é respeitar a tradição.


Decoração de casamento na igreja Católica



A cerimônia segue tradicionalmente com o pai da noiva entregando-a no altar para o futuro esposo, onde o padre os abençoa e eles trocam alianças, além de assinarem a certidão de casamento prometendo a Deus permanecer unidos até os fins dos dias.


Quem casa pode divorciar no civil, mas na igreja não pode se casar de novo – a menos que um dos cônjuges fique viúvo. É também no casamento católico que as testemunhas, ou padrinhos e madrinhas, assinam a certidão, mostrando-se aptos a aconselhar a vida do casal nos momentos de crise e estando sempre por perto.


Para realizar um casamento na igreja, no entanto, é preciso fazer a reserva do templo escolhido com bastante antecedência. Afinal, muitas mulheres compartilham desse sonho e o índice brasileiro de casamentos aumenta a cada ano que passa.



A Cerimônia do Casamento Evangélico




Os preparativos casamento para o enlace considerado evangélico são quase os mesmos dos preparativos para o católico, e o que muda é a forma com que o pastor conduz a cerimônia e abençoa o novo casal.


No casamento evangélico não há ritos tradicionais e juramento, mas há o compromisso de fidelidade, respeito e amor.


O celebrante faz um discurso espontâneo que se assemelha ao sermão matrimonial católico, falando da importância da família, da presença de Deus e do compromisso do casal para a vida após o enlace.


Uma das principais dicas de casamento para o casal evangélico é ter uma conversa com o pastor antes da cerimônia, para que possam se conhecer melhor e definir, junto ao celebrante, as características do evento.


É bom que os famosos votos de casamento estejam bem escritos ou decorados, já que no casamento evangélico os noivos prestam homenagens recíprocas, através de músicas ou testemunhos que contam a história do casal.


Assim como em qualquer outra religião, na evangélica o casamento tem a mesma importância: celebrar o amor e selar o compromisso de união frente aos olhos de Deus.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page